Cooperativismo

  Voltar

Como se associar à cooperativa? - 2008-11-12 09:58:44.0

O ingresso nas cooperativas é livre a todos que desejarem utilizar os serviços prestados pela sociedade, desde que adiram aos propósitos sociais e preencham as condições estabelecidas no estatuto, salvo impossibilidade técnica de prestação de serviços. Não poderão ingressar no quadro das cooperativas os agentes de comércio e empresários que operem no mesmo campo econômico da sociedade cooperativa. Devem ser observadas, ainda, as capacidades civil e penal do candidato (Lei 5764/71).

Deve-se ressaltar que o registro de cada associado e sua respectiva conta capital, bem como a conta relativa aos serviços executados, devem ser claros, de forma a permitir a capitalização e os rateios adequados. é necessário também que a cooperativa tenha capacidade de prestar serviços aos cooperados. Se todos os requisitos legais e estatutários estiverem sidos atendidos, o interessado será admitido no quadro social da cooperativa depois da sua assinatura no livro de matrícula.

O candidato a associado, antes de ingressar em uma cooperativa, deve tomar precauções e assumir algumas responsabilidades, a saber:

1. Procurar conhecer o estatuto, o regimento interno, se houver, ou as decisões das assembléias anteriores ao seu ingresso na cooperativa. é direito do interessado ter acesso aos atos constitutivos e a outros documentos que sejam do seu interesse logo após tornar-se sócio;
2. Conhecer os direitos, deveres e responsabilidades que assumirá ao ingressar na cooperativa;
3. Conhecer a idoneidade dos dirigentes;
4. Ler as atas de reuniões dos órgãos de administração e fiscalização de cooperativa;
5. Integralizar o capital social da cooperativa na forma prevista pelo estatuto social;
6. Contribuir, a partir do seu ingresso, com o rateio das despesas de manutenção da cooperativa;
7. Comprometer-se com os objetivos da cooperativa, para o que deve considerar-se sócio, dono, usuário e, eventualmente, administrador ou fiscal da cooperativa.
8. Participar, assídua e responsavelmente, das reuniões e assembléias da cooperativa.
9. Exigir prestação de contas da cooperativa nos prazos e na forma determinada por lei.
10. Contribuir para o aprimoramento, a credibilidade e a lisura de procedimentos da cooperativa.



 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121