Clipping

  Voltar

Sistema OCDF-Sescoop/DF apoia V Semana da Enfermagem da Cooperativa Querubim Saúde - 2017-06-01 16:02:28.0



Integração, conhecimento e muita animação marcaram a V Semana da Enfermagem, realizada pela Cooperativa de Trabalho e Ensino (Querubim Saúde). O evento proporcionou aos cooperados e alunos uma reflexão sobre ética e segurança do paciente. O Sistema OCDF-Sescoop/DF apoia a iniciativa desde sua primeira edição e considera importante o evento para valorização do profissional de saúde.

A primeira atividade aconteceu no sábado (13/04), uma ação social em parceria com a diretoria da escola classe 431 de Samambaia. Cooperados, alunos e professores atenderam crianças e idosos com aplicação de flúor, avaliação do desenvolvimento da criança, aferição de pressão e de glicemia. 



Na segunda (15/04), teve ginástica laboral e palestra sobre Ética Profissional. As alunas da turma 1MA, sob supervisão da professora Luciana Tavares e da coordenadora Lívia Rocha, foram para o calçadão e se colocaram à disposição da comunidade, aferindo a pressão e glicemia. O instrutor tático Marcelo Herculano, ministrou duas palestras, na parte da tarde abordou sobre traumas crânio encefálico e na parte da noite a temática foi traumas músculo esquelético. 



A diretora técnica, enfermeira Priscila Pereira, foi a responsável por conduzir a palestra na quarta (17/04) com o tema Segurança do Paciente em Domicílio. O momento serviu como troca de experiência entre cooperados e alunos. 


Na quinta-feira (18/04) para finalizar as atividades da V Semana da Enfermagem, as enfermeiras e conselheiras do COREN-DF Ana Alves e Valda Maria conduziram o treinamento sobre Segurança do Paciente, abordando os conceitos e objetivos básicos; atualização de procedimentos e protocolos; código de ética profissional de enfermagem e a portaria 2.616/98. Na oportunidade, aproveitaram para tirar algumas dúvidas de como funciona o Coren-DF e os serviços que prestam aos profissionais de enfermagem. 



A Querubim Saúde se orgulha de atuar com a enfermagem e com os profissionais que dispõem suas vidas a exercê-la. Este evento é uma forma de retribuir a confiança e a dedicação de cooperados e alunos. Também homenageá-los nestas datas celebrativas.

A voz do aluno 

“Sou Hebe Caetano, estou no primeiro semestre o curso técnico em enfermagem e estou gostando muito. É um desejo de criança que hoje tenho oportunidade de tornar real. Pensei até fazer assistência social, que também é um curso voltado para ajudar as pessoas, mas com a motivação da minha irmã, que também é técnica em enfermagem e minha paixão de infância, decidi por este curso e tem sido uma experiência única. Durante a V Semana de Enfermagem, tive meu primeiro contato com o público. Foi em uma ação social na escola 431 de Samambaia, onde atendemos crianças e idosos. Me marcou muito uma criança que chegou com medo e aos prantos. Fui então conversando com carinho, cativando aos poucos e assim ganhando sua confiança. Depois disso o olhar dela mudou completamente, já mostrou que estava entregando sua vida em minhas mãos, me comovi bastante.

Foi interessante perceber o valor que as pessoas estavam dando a nós, o respeito e a confiança. Isso me alegrou muito, me fez enxergar a necessidade da população e a importância que eles dão a essa profissão. Foi uma experiência maravilhosa e já estou esperando por outras ações como esta, pois me faz ter certeza, que minha futura profissão me fará ajudar o próximo e fazer a diferença,” declarou.
 
Fonte Querubim Saúde com informações do Sistema OCDF-Sescoop/DF
Fotos Querubim Saúde



 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121