Nossas Notícias

  Voltar

Sistema OCDF-Sescoop/DF marca presença na 10ª edição da Agrobrasília - 2017-05-25 12:03:38.0

Colaboradores do Sistema OCDF-Sescoop/DF prestigiaram a 10ª Agrobrasilia

O Sindicato e Organização das Cooperativas do DF (OCDF) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no DF (Sescoop/DF) marcou presença na 10 edição da Agrobrasília, realizada no período de 16 a 20 de maio, no Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, no PAD-DF.

Durante os cinco dias de evento, o Sistema OCDF-Sescoop/DF esteve presente com estande institucional divulgando o cooperativismo, por meio, de consultorias e jogos interativos acerca da doutrina cooperativista. Além disso, foram distribuídos materiais institucionais para divulgar o cooperativismo.  Mais de mil pessoas visitaram o estante institucional e aproveitaram para participar do jogo interativo; seguindo o mesmo formato de ‘quiz’, o jogo trouxe perguntas sobre o cooperativismo, ao final os participantes receberam brindes institucionais. 

Diversas pessoas participaram do ’Quiz’ Cooperativo

A Agrobrasília é realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF) e conta com o apoio dos Sistemas OCB, OCDF;  Emater-DF; Embrapa, entre outros parceiros. Este ano, a Feira completou uma década consolidando-se no papel de levar ao produtor rural inovações tecnológicas, o levando o que há de mais moderno em termos de máquinas, implementos agrícolas, insumos, pesquisas em genética animal e vegetal, agricultura familiar, entre outras tecnologias para desenvolvimento do setor agropecuário.


O Sistema OCDF-Sescoop/DF participa e apoia a Agrobrasília desde a primeira edição e acompanha de perto o crescimento da Feira de tecnologias e negócios agropecuários. De acordo com o presidente da Coopa/DF, Leomar Cenci, esta edição da Feira foi de comemorações.  “São 10 anos realizando a Agrobrasília, são 39 anos de fundação da Cooperativa e 40 anos do PAD-DF, temos muito o que comemorar e festejar”, declarou.

O Analista Técnico da OCDF, Daniel Medeiros Abrantes que participou pela primeira vez da Feira fez um balanço positivo da divulgação do Sistema OCDF-Sescoop/DF durante o evento. “A importância deste espaço para o público da AgroBrasília está nas ações  e atividades realizadas pela equipe do Sistema OCDF, que proporcionaram a essas pessoas interação através de dinâmicas que despertam os conhecimentos do cooperativismo”, frisou.


A presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Márcia Ionne Ramos Behnke destacou a importância da Feira para região “A Agrobrasília é um evento consolidado no DF e já faz parte do calendário nacional de grandes eventos do agronegócio; a cada ano, vem crescendo em volume de negócios e trazendo inovações tecnológicas para os públicos de interesse”, afirmou. Behnke frisou ainda, a importância do Sistema cooperativista na Feira “é fundamental a participação do Sistema no evento, além de prestigiarmos um evento realizado por uma cooperativa, a nossa participação contribui para difundir os valores e princípios do cooperativismo, para fortalecer cada vez mais o Sistema Cooperativista no DF”, concluiu.

Em sua décima edição, a Feira reuniu empreendedores de todas as regiões do país, com inovações tecnológicas para o setor do agronegócio. “Daniel”

Homenagem: Durante a abertura da 10ª edição da Agrobrasília o presidente Leomar Cenci, em seu discurso fez uma homenagem ao presidente Roberto Marazi e lamentou a perda desse grande líder para o cooperativismo brasileiro. 

Presidente Leomar Cenci, lamenta a perda do líder cooperativista, Roberto Marazi

Governador, lembra a luta do presidente Marazi em defesa das cooperativas

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg durante seu discurso, também fez menção ao Marazi “Personificação do alto nível para o cooperativismo, Roberto tornou-se importante para o desenvolvimento do cooperativismo habitacional, sempre preocupado com novas perspectivas para moradia. Generoso, é um marco para a história do Distrito Federal”, lembrou.

Vídeo de homenagem: Destacamos a contribuição da empresa de comunicação Vincere Associados pela criação do vídeo de homenagem ao Marazi, que trouxe momentos marcantes de sua trajetória no cooperativismo; Roberto Marazi presidiu o Sistema OCDF-Sescoop/DF durante 19 anos, (1998 a 2017), onde teve uma gestão marcada pela obstinação, perseverança e determinação, características de um homem incansável que lutou muito pela defesa das cooperativas do DF. 

Vídeo de Homenagem criado pelo grupo de comunicação Vincere Associados

Agradecimento: O Sistema OCDF-Sescoop/DF agradece todas as homenagens a este grande líder que foi um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento e reconhecimento do movimento cooperativista no Centro-Oeste.


Exposição: Para comemorar os 40 anos do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), 39 anos da Coopa/DF e 10 anos da Agrobrasília foi realizado uma exposição na entrada do Parque, com fotografias, registros históricos, linha do tempo contando a trajetória da região, a evolução com suas conquistas e dificuldades para chegar até os dias de hoje. A exposição trouxe ainda, depoimentos dos pioneiros do PAD-DF. “O objetivo é comemorar essa data tão importante. Vamos mostrar o pioneirismo do Agronegócio aqui no Distrito Federal. Será um presente para as famílias pioneiras que, com certeza, irão se emocionar”, afirma Ronaldo Triacca, coordenador-geral da AgroBrasília. 

 
40 anos PAD-DF – para marcar as comemorações dos 40 anos da região, foi lançado um Livro que reúne histórias dos pioneiros produtores que trouxeram para o DF o desenvolvimento do setor agropecuário. O livro relata toda a história do PAD-DF com depoimentos dos pioneiros da região, dentre eles está a experiência de Luiz Ghesti, primeiro presidente da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF. De acordo com Ghesti, a cooperativa contribuiu e, muito para o desenvolvimento da região: “o trabalho da cooperativa consistiu em mostrar o potencial da região e, a partir daí, a agricultura foi desenvolvendo-se nos arredores, foram surgindo novas cooperativas, filiais e o projeto da Coopa-DF seguiu o caminho do êxito. Hoje, a cooperativa é um sucesso e, depois de 40 anos, podemos dizer que o trabalho foi, está e continuará sendo bem feito”, declarou.
 

10 Anos da Agrobrasília – num espaço dinâmico, a exposição também traz a história da Feira Internacional dos Cerrados ao longo desses 10 anos. Faz um panorama do crescimento da Feira de 2007 até os dias atuais, em volumes de operações, expositores, tecnologias e visitantes.


 
Histórico
A AgroBrasília é uma feira de negócios agropecuários voltada aos empreendedores rurais de diversos portes, que apresenta inovações tecnológicas para os diferentes segmentos do agronegócio brasileiro. Realizada pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), acontece em uma região reconhecida nacionalmente pelo papel desempenhado na ocupação agropecuária dos cerrados, especialmente, pelo pioneirismo e a geração e uso de técnicas de sucesso.
A Feira é a vitrine de uma região que se destaca pelos altos índices de produção e produtividade, pela diversidade de culturas e pelo dinamismo. 

Mais informações acesse:http://www.agrobrasilia.com.br/





 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121