Clipping

  Voltar

Iniciativas de promoção do esporte por cooperativas - 2017-05-19 10:12:12.0

Incentivar o esporte é apenas uma das maneiras que as cooperativas encontraram para contribuir com o aumento da qualidade de vida de seus cooperados e, consequentemente, impactar a comunidade. Por isso, elas não medem esforços para fomentar iniciativas neste sentido.

“A ideia é que essa junção de pessoas promova uma maior interação e integração entre os cooperados”, afirma Roberto Marazi, presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF. Essa entidade organiza o Cooperjogos – evento esportivo que reúne diversas cooperativas do Distrito Federal há 17 anos e faz parte das comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo (DIC).

No Cooperjogos, os participantes são divididos em seis equipes de acordo com o ramo do cooperativismo ao qual pertencem para disputar quinze modalidades, entre elas natação, atletismo, futsal feminino e masculino e vôlei. É um dia inteiro de convívio intenso entre cooperados, sócios e dirigentes, sem distinção.

Cooperativismo fortalecido

A união de diversas cooperativas em torno do esporte tem um agradável efeito colateral. “A promoção de esportes feita pelo Sescoop/SP em parceria com as cooperativas promove um estilo de vida saudável entre cooperados, empregados e familiares, bem como fortalece a cultura da cooperação e dissemina a doutrina, os princípios e os valores do cooperativismo”, conta Maurício de Campos Andrade, Analista de Esportes do Núcleo de Esporte, Saúde e Desenvolvimento Social do Sescoop/SP.

O sistema paulista desenvolveu o programa Cooperatividade, que leva ações a diversos municípios do estado com o objetivo de suscitar o bem-estar de cooperados, familiares e comunidade. Por meio de cooperativas atuantes no interior paulista, a entidade realiza caminhadas, corridas, exames, oficinas de recreação, ginástica e diversas modalidades de dança. Para Andrade, isso se reflete até mesmo na produtividade dos cooperados.

Além disso, essas atividades permitem que eles convivam intensamente, sem distinções, em torno de um único objetivo: ter uma vida saudável. Tudo isso trabalha de maneira intensa o sexto princípio do cooperativismo, que é a intercooperação.

Comunidade envolvida

O caráter comunitário das cooperativas faz parte do modelo deste sistema – não por um acaso este é o sétimo princípio do cooperativismo. Em iniciativas de promoção do esporte não poderia ser diferente. Por isso, as atividades fomentadas por cooperativas em parceria com o Sescoop/SP são disponibilizadas à comunidade de forma gratuita.

Para que se tenha ideia, neste ano, já estão programadas 24 provas de rua, um torneio esportivo e diversas oficinas de ginástica, dança e zen no estado de São Paulo. “Elas são orientadas por profissionais da área da saúde, mostrando a prática adequada e estimulando o aprendizado. Sendo uma atividade prazerosa, a comunidade tende a inseri-las no seu cotidiano”, defende o Analista de Esportes.

Outro ponto a ser ressaltado é o valor humanitário de tais ações. O Sistema Ocemg promove a Corrida da Cooperação, que está entre as cinco maiores de Minas Gerais e chega à sexta edição neste ano. “No ano passado, tivemos 4 mil inscritos, que contribuíram com oito toneladas de alimentos, destinados a 13 instituições beneficentes. Nosso desafio para este ano é chegar a 5 mil participantes e 10 toneladas de alimentos”, comemora Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. Além dos eventos da Ocemg, as cooperativas do estado germinam suas próprias corridas em cidades como Divinópolis, Ipatinga e Visconde do Rio Branco.

Com isso, cooperativas, Sistemas, cooperados e comunidade atuam juntos para formar uma população mais saudável.

Fonte Conexão Seguros Unimed 



 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121