Clipping

  Voltar

Encontro debate novas formas de comunicar o cooperativismo - 2016-10-07 10:17:52.0

                                                           Foto Sistema OCB

Dois dias de reflexão e aprofundamento sobre inovação na forma de comunicar e gerir informações. Foi o que os 62 participantes do Encontro de Comunicação Cooperativista, promovido pelo Sistema OCB, viveram nesta terça e quarta-feira, em Brasília. Durante o evento, o presidente Márcio Lopes de Freitas enfatizou a importância de termos uma comunicação mais moderna e eficiente e citou a quarta revolução industrial como o nosso maior desafio. “Temos um conjunto de novas tecnologias transformando a nossa realidade. O nosso ambiente mudou e precisamos agir diferente do que agíamos há 10 anos”, enfatizou. Sua mensagem aos comunicadores foi incentivadora e ressaltou a relevância da comunicação mais integrada e sistêmica. 

A Gerente Geral da OCB, Tânia Zanella acompanhou as discussões lembrando que hoje temos um planejamento estratégico de comunicação mais estruturado para aproximar o cooperativismo das pessoas. “O trabalho nos ajudou a entender nossa causa, a enxergar o nosso propósito e construir uma base para multiplicar e disseminar o cooperativismo no país” 

Pensando a comunicação na era digital foi o tema deste encontro, que teve como metodologia uma oficina sobre Design Thinking.  No segundo dia foi tratado o tema Inovação como diferencial estratégico cooperativo, com a palestrante Martha Gabriel, especialista em marketing digital, escritora e educadora. “A disseminação de tecnologias na sociedade tem impactado a humanidade em uma velocidade sem precedentes na história. Essa aceleração em todas as áreas do conhecimento tem causado mudanças constantes no cotidiano, e como consequência, nos deparamos com oportunidades e desafios inéditos todos os dias. Nesse contexto, uma das principais habilidades que precisamos é a inovação”, afirmou Martha Gabriel. E complementou: “Não conseguimos resolver problemas novos com fórmulas antigas – é necessário criar soluções novas, constantemente”.

“Inovação e Design Thinking são temas muito apropriados para todos, em especial, para nós que estamos em busca de uma comunicação mais eficiente para o cooperativismo”, disse Daniela Lemke, gerente de Comunicação do Sistema OCB. “Nós acreditamos que esse é o caminho para alavancar o potencial humano e a inteligência coletiva para resolver questões complexas de forma inovadora e criativa”. 

DIA C – Ainda no segundo dia do evento, o período da tarde foi reservado para uma ação conjunta com analistas de promoção social das unidades estaduais. Aproveitando a vinda desses profissionais para o encontro de sua área – realizado no dia seguinte – o cronograma do Encontro de Comunicação incluiu a avaliação de resultados do programa Dia de Cooperar (Dia C) 2016. As duas áreas, parceiras neste trabalho, fizeram apresentações sobre o desenrolar do trabalho neste ano, os resultados obtidos e as oportunidades de melhorias para a próxima edição. 


Fonte Sistema OCB


 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121