Eventos

  Voltar

Motivação, integração e dinamismo marcaram o XI Encontro de Secretárias de Cooperativas do DF - 2014-10-03 16:18:53.0


Promovido pelo Sistema OCDF-Sescoop/DF, o XI Encontro de Secretárias de Cooperativas do Distrito Federal reuniu 35 participantes que exercem a função de secretária nas cooperativas do DF. O evento buscou destacar a importância delas e homenageá-las pelo seu dia, que é comemorado no dia 30 de setembro.


O evento acontece anualmente e já faz parte do calendário das ações de Promoção Social da Entidade. Este ano foi realizado nos dias 26, 27 e 28 de setembro, em Caldas Novas – Go, e contou com uma programação diversificada entre: vídeos motivacionais, palestras, dinâmicas em grupo, atividades colaborativas, momentos de integração e lazer, além de entrega de brindes e um jantar de confraternização. 


A 11ª edição do Encontro foi marcada pelo espírito de equipe teve como foco a interação e capacitação das profissionais que cuidam do atendimento nas cooperativas.


Moderado pelo professor Rafael Presotto, a temática do evento este ano, propôs uma reflexão sobre a arte de falar em público e administração de conflitos, além de desenvolver aspectos relevantes para estimular, aperfeiçoar e valorizar a importância do trabalho desenvolvido pelas secretárias nas cooperativas. Durante todo o encontro, as participantes estiveram envolvidas com situações que exigiam delas união, colaboração, intercooperação e trabalho em equipe, que são princípios inerentes do cooperativismo.

O presidente Marazi destacou a importância da secretária “esse é um momento muito especial para o cooperativismo do Distrito Federal, na medida em que se busca valorizar o trabalho e a importância de pessoas que atuam como porta de entrada de uma cooperativa. 30 de setembro é o dia da secretária no Brasil inteiro, é o dia das secretárias em todas as empresas e atividades, em todas as econômicas e o cooperativismo que valoriza o ser humano por excelência, não poderia deixar de valorizar a importância das secretárias”, enfatizou.


De acordo com Rafael Presotto, moderador do evento, promover eventos como este é uma forma de valorizar, de homenagear e também estimular o aprendizado das secretárias. “Essa metodologia que nós realizamos no encontro favorece o desenvolvimento de algumas reflexões. Primeiro pela vivência e pela experiência; a prática faz com que de alguma forma se sensibilizem e as levem a pensar sobre algumas vivências que foram realizadas e as lições que essas vivências trazem para o cotidiano e nas ações que estão sendo feitas dentro das cooperativas”, avaliou. 





Veja o depoimento de algumas das participantes do encontro:

Gil Ferreira (Cooplem). “É a primeira vez que eu participo do evento e foi muito produtivo. As dinâmicas, mostrou a importância de trabalhar em grupo, a organização dentro da cooperativa que é muito importante, o trabalho em equipe. Todo o aprendizado aqui eu vou levar para o meu dia a dia no meu trabalho,” afirmou.

Tatiele Maria de Almeida (Confebras). “Nesse encontro a gente aprendeu muito, a gente já vem com o conhecimento da nossa vivência mas aqui, a gente vê que tem muito a aprender e a troca de experiências foi muito positiva. Aqui tivemos uma experiência verdadeira do sentido de cooperar, da importância do outro e da nossa cooperativa”, destacou. 

Vanderleya de Souto Galdino (Cootaquara). “O palestrante Rafael, ele é muito interativo, as dinâmicas dele por trás tem um ensinamento muito grande como cooperação, união, enfim, o evento foi muito produtivo”, ressaltou.

Dinâmicas
Dinâmicas como ‘olá como vai!; canto dos sentimentos; linha do grito; passeio cego; dobradura; jogo das assinaturas; jogo da vida; você tira o chapéu; corpo humano; escravos de jó; painel cooperativo; caça ao tesouro; entre outras proporcionaram a troca de experiências entre as participantes e marcaram o XI Encontro de Secretárias de Cooperativas do Distrito Federal.

Conteúdo
Além de disseminar os valores e princípios do cooperativismo de forma dinâmica e interativa, foram abordados assuntos como: comunicação nas cooperativas, processos de construção coletiva, entre outros.  

Aprendizagem
O mercado de hoje exige cada vez mais; o profissional de secretariado precisa estar em constante atualização e antenado às novas tecnologias, precisa ser multifuncional, ágil, dinâmico, um profissional flexível que consiga lidar com as pressões do dia a dia. O encontro trouxe ensinamentos de co-operação que vão auxiliar as secretárias na hora de colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Por Isadora Nunes de Oliveira


 
 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121