Eventos

  Voltar

Dia C reuniu cooperativistas e parceiros em prol do voluntariado - 2014-09-08 11:44:08.0

Integração, cultura, lazer e muita diversão marcaram a celebração do Dia C no DF, realizada no último sábado (06/09) no estacionamento 12, do Parque Cidade. 
O Dia de Cooperar, carinhosamente chamado Dia C reuniu cerca de 600 pessoas, entre cooperativas, voluntários, parceiros e os frequentadores do parque que por ali passaram e aproveitaram para conhecer e usufruir os serviços prestados.
Com momentos de descontração, o público teve a oportunidade de participar do Circuito do bem estar num espaço que reuniu educação, cultura, beleza, saúde e lazer, além disso, o evento buscou incentivar a prática esportiva por meio da Caminhada da Cooperação.
O evento contou com uma programação diversificada com massagem, corte de cabelo, aferição de pressão intraocular e arterial, verificação da taxa de glicemia, além disso, o evento trouxe uma programação cultural com apresentações de dança, música, teatro, pintura de rosto para criançada, distribuição de balões, pipoca e algodão doce, além da distribuição de sorridos e abraços solidários.
Realizado pelo Sistema OCDF-Sescoop/DF em parceria com a Unidade Nacional e as cooperativas do Distrito Federal, o evento buscou também disseminar a doutrina cooperativista, destacando o sétimo princípio do cooperativismo que é o interesse pela sociedade, mostrando a força do movimento e sua capacidade de solidariedade e de permanente responsabilidade social.
Para a gerente geral da OCB, Tânia Zanella o evento ressalta as ações de voluntariado cooperativista. “Nós estamos muito felizes, esse Dia C eu acredito que vai entrar para história do movimento cooperativista. Este ano, 25 estados aderiram à campanha, e a nossa meta para 2015, é que consigamos alcançar todos os estados da Federação e o maior número de pessoas”, projetou.
O presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, Roberto Marazi considerou o evento positivo e destacou que a fórmula do sucesso das ações do Dia C de Norte a Sul do país, é o amor. “Tudo o que é feito pelo cooperativismo e para o cooperativismo é feito com amor. O propósito deste evento, que é mexer com o ‘eu’ de cada um, trazendo o voluntariado para a vida das pessoas, foi plenamente atingido. Cooperar na forma voluntária, na forma de doar-se em prol daquele que precisa é também uma essência do nosso cooperativismo”, enfatizou.

Apoio das Cooperativas 
O Dia de Cooperar contou com apoio das cooperativas do Distrito Federal, entre elas estavam a Cooplem Idiomas, a Querubim Saúde, a Coopermais Saúde e a Cooperorg. 
Contação de histórias realizado pela Cooplem

Espaço educação - a Cooperativa de Ensino em Língua Estrangeira Moderna do Distrito Federal (Cooplem) realizou a contação de histórias para as crianças, além divulgar os serviços oferecidos pela cooperativa. Durante o evento foi realizado a doação dos leites à ONG Coletivo da Cidade, que serão destinados para a instituições beneficentes.
Doação dos leites arrecadados 

Espaço Saúde – a Cooperativa de Trabalhadores em Saúde (Coopermais Saúde) e a Cooperativa de Trabalho e Ensino Coopquerubim (Querubim Saúde), durante todo o evento aferiram pressão arterial e mediram glicemia no sangue do público interessado.

Coopermais aferiu pressão do público visitante
Querubim Saúde mediu glicemia do público

Espaço Institucional – os colaboradores do Sescoop e da OCB marcaram presença e ajudaram na entrega dos brindes, camisetas, chaveiro, mãozinha, além de contribuírem para divulgação da doutrina cooperativista.

Pintura de Rosto
Colaboradores do Sistema OCDF-Sescoop/DF vestiram a camisa do Dia C e se dedicaram durante todo o evento na pintura de rosto da criançada.

Parceiros do Cooperativismo
Para realização do Dia C no Distrito Federal, o Sistema OCDF-Sescoop/DF contou com o apoio de voluntários do Instituto Mix de Taguatinga que realizou massagens no público visitante; do Instituto Embelleze do Gama, que realizou corte de cabelo; do Centro Brasileiro da Visão, que realizou exames de pressão intra-ocular e os Corredores de Rua (CORDF), que fizeram o alongamento antes da Caminhada e deram todo suporte durante o percurso.
Massagens realizadas pelo Instituto Mix de Taguatinga
Voluntários do Instituto Embelleze do Gama 
Voluntários do Centro Brasileiro da Visão (CBV)
Voluntário da Associação dos Corredores de Rua do Distrito Federal (CORDF)

Apresentações culturais
O Coral do Sicoob, o grupo Meninos do Vale, o grupo de dança Zahara Studio, o grupo de teatro “Quem quê vá!”, entre outros foram um dos atrativos que animaram o público com apresentações artísticas, dança, música, brincadeiras e muito mais.
Coral Sicoob
Grupo de teatro “Quem quê vá!
Grupo de dança - Meninos do Vale
Grupo de Dança - Meninos do Vale
Grupo de dança - Zahra Studio

Caminhada da Cooperação 
Com o apoio da associação Corredores de Rua do DF (CORDF) foi realizado a Caminhada da Cooperação, com o objetivo de incentivar a prática esportiva e destacar a importância de levar uma vida mais saudável, os atletas caminharam um percurso de 4km. Com a caminhada foi possível arrecadar alimentos não perecíveis que serão destinados para instituições beneficentes do DF e Entorno.
Caminhada da Cooperação

Ao final da caminhada os atletas foram abastecidos com muita água e uma deliciosa salada preparada com muito carinho pela Cooperativa dos produtos do Mercado Orgânico de Brasília (Cooperorg).
Voluntários da Cooperorg distribuindo salada saudável 

Parceria com os meios de Comunicação 
Neste dia, contamos com o apoio dos meios de comunicação dentre eles estavam: o Canal Cooperativo, o Programa Tendências e Negócios, o Programa O Campo em Destaque, além da divulgação do evento no Jornal de Brasília.
O presidente Marazi destacou a importância do engajamento da mídia na cobertura das ações do Dia C. “Reconhecer que o cooperativismo é um instrumento valioso para promoção do ser humano e contribuir para divulgar as ações sociais desenvolvidas pelas cooperativas em prol daquele que necessita, é uma demonstração de que o nosso movimento merece atenção”, avaliou.
Ano que vem o Dia C já tem data marcada, será realizado no primeiro sábado de julho, a data em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo.
  
Dia C nos estados
25 estados realizaram simultaneamente ações do Dia C, segundo dados da organização do evento, mais de 200 mil voluntários e 854 entidades cooperativas se envolveram com diversas atividades de voluntariado cooperativista. “O Dia C vem reforçar que, juntos, somos mais e podemos mais. Em cada cidade por onde a marca do Dia C passou, deixamos um rastro de solidariedade e vontade de fazer com que a cada ano o projeto cresça mais”, destacou o presidente do Sistema Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas.


Venha ser um voluntário você também!
Afinal, “Juntos somos mais e podemos mais”

Veja mais fotos na nossa página do facebook Sistema OCDF-Sescoop/DF


 
 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121