Eventos

  Voltar

Projeto RTC-Brasil fortalece cooperativas do Ramo de Turismo e Lazer - 2013-10-18 18:19:38.0


Na noite de quinta-feira (17), o Sistema OCDF-Sescoop/DF promoveu o lançamento do Projeto RTC-Brasil, com o objetivo de fomentar o movimento cooperativista e fortalecer as cooperativas do ramo de turismo e lazer, além de promover a intercooperação.

O presidente do Sistema OCDF-Sescoop/DF fez a abertura do evento, agradeceu a presença de todos e falou da importância do Projeto de Roteiros Técnicos do Cooperativismo (RTC-Brasil) para o desenvolvimento do cooperativismo no âmbito nacional e internacional. 

Segundo Marazi “poucas Cooperativas no Brasil se organizaram para oferecer serviços de Turismo e Lazer, sendo que mais de 30 milhões de cooperativistas praticam esta atividade. O projeto Fortalecimento do Ramo Turismo e Lazer desenvolvido pelo Sistema Cooperativista do DF com recurso do Sescoop Nacional tem o objetivo de mudar este quadro”, avaliou.

Operado por cooperativas do Ramo Turismo e Lazer, o RTC - Brasil é um modelo inovador que busca inovar, envolver e promover intercooperação e despertar interesse de cooperativas de outros ramos para que esta atividade cooperativista cresça e se desenvolva. 

De acordo com Remy Gorga, coordenador nacional do ramo turismo e lazer e superintendente do Sistema OCDF-Sescoop/DF, o projeto surge em resposta às oportunidades internas e externas que as cooperativas do ramo podem usufruir. “Os intercâmbios realizados por cooperativistas em busca de conhecimento e possibilidade de negócios é crescente no Brasil e em todo o mundo e essa é uma oportunidade para que as cooperativas do ramo Turismo e Lazer possam ampliar seus negócios, aproveitando esse nicho de mercado”, finalizou Gorga.

O evento realizado em Brasília contou com a participação de aproximadamente 50 pessoas, entre lideranças cooperativistas, familiares e idealizadores do projeto. Prestigiaram o evento a presidente de Cooplem Idiomas, Márcia Ionne Ramos Benhke, o presidente da UniSaúde José Jocivânio Torres da Silva, o superintendente do Sicoob Planalto Central, Edvaldo Alves de Oliveira, o presidente da Centcoop, Ronei Alves da Silva, o Analista de Projetos do Sescoop Nacional, Valdir Ferreira, a Analista Técnica e Econômica do Sistema OCB, Flávia Zerbinato e o representante do Sistema OCB- Sescoop/PA, Francisco Pessoa.

Foram entregues aos convidados materiais de divulgação dentre eles, box com 10 roteiros desenvolvidos contendo informações das cooperativas e das atividades que serão desenvolvidas e um manual de orientação, para que todos possam conhecer e contribuir na divulgação do Projeto.

Para conhecer mais sobre o Programa, acesse www.rtcbrasil.com.br

Informações
O RTC BRASIL é resultado do Projeto Nacional de Fortalecimento do Ramo Turismo e Lazer e de Promoção à Integração Cooperativista, que teve como objetivo fortalecer o Ramo Turismo e Lazer por meio de ações estruturantes, envolvendo a participação das cooperativas na promoção e na operacionalização de intercâmbios em amplitude nacional e internacional, de natureza técnica e turística, no âmbito do cooperativismo.
O Projeto contou com o apoio de recursos financeiros do Fundo Solidário de Desenvolvimento Cooperativo (FUNDECOOP) e com a parceria institucional de todas as Unidades Estaduais do Sistema Cooperativista Brasileiro.
O RTC BRASIL traz em seu bojo uma proposta inovadora, integrando cooperativa de diversos ramos em um programa organizado de visitas técnicas. 
São vinte e três cooperativas singulares, sete cooperativas centrais, duas Confederações de Cooperativas, dois Bancos Cooperativos, Sistema OCB/Sescoop/CNcoop.
Os resultados esperados a partir deste projeto consiste na geração de novos cooperados, maior movimentação financeira das cooperativas de turismo e lazer participantes do projeto. Posteriormente, a operadora poderá mensurar o número de participantes dos intercâmbios. 





 
 
SCS Qd.4 Bloco A - Salas 205 e 207 e 218 à 222 Edifício Embaixador Asa Sul – Brasília, CEP 70.300-907, TEL: (61) 3345-3036 FAX: 3245.3121